SULFATO DE ALUMÍNIO: Porquê Não Usar e Seus Males!

Uns dos tratamentos mais importantes para fazer no processo de limpar uma piscina é a decantação, ou seja, para lembrar nossas aulas de química, o processo no qual, se separar misturas de sólidos com líquidos.

Ou seja, aqueles resíduos sólidos que se encontram no fundo da piscina, acabam vindo para a superfície, facilitando assim a limpeza da água e tornando sua piscina mais limpa.

Para fazer esse processo, muitas vezes é usado o Sulfato de alumínio, um produto químico, o qual, produz o efeito de decantação. Mas, isso é um erro e pode ser extremamente prejudicial para a manutenção da sua piscina de fibra. Quer saber porquê? Acompanhe o artigo e descubra os males do Sulfato de alumínio.

Sulfato de Alumínio

Sulfato de Alumínio

Sulfato de alumínio altera o PH da água?

Uma primeira razão para não usar o sulfato de alumínio como decantador, é que ele altera o PH da água, indo mais uma vez para as nossas aulas de química, ele deixa a água mais ácida e isso é extremamente prejudicial, tanto para a limpeza da piscina, tanto para a saúde das pessoas que a utilizam.

 Até porque, chegar a um PH da água equilibrado dá algum trabalho e você não vai querer usar um produto, o qual, estrague todo o trabalho realizado para deixar a água no PH adequado.

Pouco prático

Além de alterar o PH da água, o Sulfato de alumínio é um produto em pó e por isso, é muito mais difícil de ser medido e manuseado, tornando o trabalho de decantação muito mais complexo do que ele deveria ser.
Pois, aplicando um produto em pó, você acaba tendo dificuldades para medir a quantidade correta da aplicação de Sulfato de alumínio para conseguir decantar toda a água da sua piscina.

Prejudica o filtro da piscina

Uma terceira razão para não usar o Sulfato de alumínio como um produto de decantação, é que ele acaba prejudicando o trabalho do filtro da piscina, pois, ele se junta com a areia usada no filtro, formando uma aglutinação, a qual, dependendo da quantidade de Sulfato de alumínio usado, pode inutilizar para sempre o filtro da sua piscina, tornando-o imprestável e dando prejuízo financeiro para você.

Aumenta a chance de quem usar a piscina pegar Mal de Alzheimer

Por fim, uma última justificativa para não usar o Sulfato de alumínio em sua piscina é que ele pode colaborar para o aumento de incidência do mal de Alzheimer.

Isso porque, estudos comprovam que o contato com o alumínio, acaba sendo prejudicial para algumas células do cérebro humano, o que pode acarretar uma incidência maior do mal de Alzheimer.
Por isso, quando você for decantar a sua piscina, sugerimos a utilização de um outro tipo de produto para te auxiliar nesse processo.

E vocês, já usaram alguma vez o Sulfato de alumínio para decantar sua piscina? O que acham dessas razões para não o usar? Deixem seus comentários e participem do post.

CONTINUE LENDO

Deixe seu comentário!

Os comentários estão desativados.